Capacitação teve a finalidade de implementar os protocolos na unidade e promover a cultura da segurança do paciente

A Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia realizou um treinamento do Protocolo de Comunicação Efetiva e Protocolo de Identificação de Paciente Segura. A capacitação teve a finalidade de implementar os protocolos na unidade e promover a cultura da segurança do paciente.

A enfermeira Talita Toledo apresentou o protocolo de comunicação efetiva. “A comunicação efetiva é insubstituível para a cultura da segurança do paciente, pois possibilita uma comunicação segura com o paciente e entre a equipe, mitigando o risco de falha de comunicação dentro da unidade”, explicou.

Segundo Talita, a comunicação pode ser escrita, verbal, corporal e digital. “Na unidade utilizamos esses quatro tipos de comunicação, sendo a escrita através de comunicado interno, memorando, nota técnica e outros. A verbal para fornecer informações, orientações e discussão de casos de paciente, a corporal é a que usamos diariamente. A digital é utilizada via aplicativos, Skype, whatsapp, e-mail e outros. Portanto, em todos esses tipos de comunicação, devemos utilizar a comunicação efetiva, de forma clara e concisa”, afirmou.

A profissional explica que o protocolo de identificação do paciente seguro é uma chave para mitigar o risco de incidente e eventos adversos ao paciente, através da identificação segura, pode-se evitar o risco de falha de identificação, falha de administração de medicamentos e outros, pois é um entrelaçado ao outro.

“A identificação segura, ela consta com no mínimo dois tipos de identificador, porém na unidade trabalhamos com três identificadores, sendo eles: nome completo do paciente; data de nascimento e nome da mãe. A identificação do paciente deve ser confirmada juntamente com o paciente, na filipeta, etiqueta de identificação, antes de realizar qualquer tipo de atendimento, sempre com a finalidade de mitigar o risco de incidentes/ eventos adversos”, conclui Talita.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.