Programação alertou para a prevenção e controle da doença

Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes e com o objetivo de conscientizar colaboradores e pacientes sobre os cuidados que contribuem na prevenção e no controle da doença, a Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia realizou a aferição de glicemia capilar do público interno da unidade.  A ação foi realizada pela equipe de enfermagem.

O diabetes é uma doença crônica que afeta a maneira como o corpo utiliza a glicose contida nos alimentos. Isso ocorre devido à falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por levar a glicose até as células. De acordo com coordenadora de enfermagem da Policlínica de Goianésia, Gislaine Aparecida da Silva Paixão e Amorim ,  a programação tem como objetivo disseminar a informação para a prevenção e controle do diabetes.

”Nossa missão foi alertar o público interno da Policlínica sobre a prevenção, diagnóstico e sequelas do diabetes. Além disso,  e reforçar que os cuidados com a saúde envolvem hábitos saudáveis como boa alimentação e atividade física, que são essenciais, tanto para as pessoas que não são acometidas pela doença, quanto para as que são”, explica a enfermeira.

É importante ter consciência de que o diabetes é uma doença grave, que precisa ser tratada cedo e levada a sério, independentemente de sintomas, de modo a evitar suas possíveis complicações. O controle da glicemia é um ponto fundamental no tratamento da doença.

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o  reflexo  do diabetes  na saúde e mortalidade da população.