Campanha conscientiza sobre o combate ao vírus HIV, AIDS e outra ISTs

A Policlínica Estadual de Goianésia realizou uma atividade educativa com os colaboradores e pacientes como forma de aderir à Campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate ao vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A equipe da Policlínica destaca que o dia 01 de dezembro é marcado como o Dia Mundial de Combate à AIDS, campanha global que combate o preconceito, a desinformação e o estigma que ainda perduram em torno da doença. O mundo lida com a aids há décadas, mas o estigma e os tabus envolvendo a doença causada pelo vírus HIV ainda permanecem.

O nutricionista Natálio Lima falou sobre o diagnóstico do HIV, sendo que, não feito logo, o vírus tem a chance de se multiplicar no organismo, podendo enfraquecer as defesas. “Por isso, é muito importante descobrir se a pessoa está com o HIV para, se preciso for, dar início a um acompanhamento clínico e laboratorial e assim prevenir a AIDS”, disse.

A enfermeira e coordenadora da linha do cuidado Nayara Passos complementou explicando aos usuários sobre o acompanhamento em um diagnóstico positivo para o HIV nas unidades de saúde. A médica Daiana falou brevemente sobre a importância da prevenção, de se fazer as testagens para que o diagnóstico seja precoce para iniciar o tratamento.

Fonte: Diário da Manhã