Capacitação foi a referente a administração de medicamento intramuscular e endovenoso

A Policlínica Estadual da Região do São Patrício – Goianésia realizou nesta quinta-feira, 17, um treinamento para a equipe de enfermagem baseado no Procedimento Operacional Padrão(POP), referente a administração de medicamento intramuscular e endovenoso. A enfermeira Fabiana Pereira conduziu a capacitação e reuniu todos os recursos necessários para a realização de administração de medicamento intramuscular e endovenoso de forma segura e com qualidade.

De acordo com a profissional, há um protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde com 13 passos para a administração de medicação intramuscular e endovenosa de forma segura. “São eles: prescrição correta, paciente certo; medicamento certo; validade certa; forma/apresentação certa; dose certa; compatibilidade certa; orientação ao paciente; via de administração certa; horário certo; tempo de administração certa; ação certa e registro certo”, explicou.

Fabiana ressalta que administração de medicamentos seguros faz parte das seis metas internacionais de segurança do paciente, visando o atendimento de qualidade e com segurança. A capacitação também teve parte prática e os profissionais foram avaliados por outros enfermeiros já capacitados pelo POP, como forma de validação do treinamento, de acordo com a realização e demonstração de aprendizado e conhecimento.