Intuito é orientar a importância do cuidado em saúde de forma integrada e interdisciplinar

A Policlínica Estadual da Região do São Patrício – Goianésia promoveu nesta segunda-feira, 31, um treinamento para os colaboradores de todos os setores sobre Linha do Cuidado/Atendimento Global. A palestrante Larissa Nolasco, enfermeira gestora do cuidado na unidade, orientou a equipe sobre o tema.

“Atendimento global é o cuidado em saúde de forma integrada e interdisciplinar, visando à atenção em saúde, o estímulo ao autocuidado e prevenção de agravos através de uma perspectiva ampliada de atenção biopsicossocial, como foco nas especificidades do sujeito”, explicou Larissa.

De acordo com a gestora, avaliação Global é um modelo de avaliação composta por uma equipe multiprofissional com uma abordagem biopsicossocial, onde será traçado um Plano de Autocuidado Apoiado com condutas terapêuticas e ações preventivas e educativas elaborado em conjunto com o paciente.

Segundo a nutricionista Renata de Carvalho Zacarias Lopes , a equipe multiprofissional considera o paciente como um todo. “Com uma postura humanizada e uma abordagem mais ampla e resolutiva do caso. A priorização se dá diante de condições crônicas de saúde que necessitam de cuidados especializados, com olhar interdisciplinar e multiprofissional no cuidado”, afirmou.
Para a psicóloga Gleice Ferreira, a linha de cuidado representa uma assistência composta por ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. “Um atendimento de excelência e satisfação deve ser realizado por todos os colaboradores, trazendo positividade e melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, finalizou.