Unidade de saúde oferece consultas em mais de 30 especialidades médicas e não médicas, além de exames complementares de alta complexidade

A Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia, registrou a marca de mais de 70 mil consultas realizadas. Inaugurada em janeiro de 2021, a unidade de saúde é categorizada como um ambulatório. Os pacientes devem passar, inicialmente, pelo posto de saúde mais próximo de sua residência para marcar a consulta, o exame ou o tratamento médico.

A Policlínica de Goianésia oferece consulta médica nas especialidades de anestesiologia, cardiologia, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, mastologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, reumatologia e urologia. Além disso, a unidade conta ainda com uma equipe multiprofissional, formada por enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e dentistas.

De acordo com a diretora-geral da Policlínica de Goianésia, Paula Wasconcelos, a iniciativa do Governo Estadual de Goiás em regionalizar o atendimento ambulatorial, através das Policlínicas Estaduais, se mostra uma forma extremamente eficaz de sanar o grande problema enfrentado pelos goianos que residem nas cidades do interior. “Antes, havia a necessidade de longos deslocamentos em busca do atendimento ambulatorial especializado, que geralmente era realizado na capital Goiânia. Além do deslocamento, havia a necessidade de estruturação de uma rede de apoio, com alojamento e refeições para paciente e acompanhantes”, disse.

A gestora ressalta que Policlínica Estadual de Goianésia atende 63 municípios das macrorregiões do Norte, Serra da Mesa, Pirineus e São patrício I e II, com fornecimento de consultas em mais de 30 especialidades médicas e não médicas, além de exames complementares de alta complexidade. “Com esse encurtamento de distâncias, há um ganho na agilidade e eficácia no tratamento em saúde. Quem ganha com isso é o cidadão goiano”, finalizou.

Carreta da Prevenção

A Policlínica de Goianésia tem uma Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino, é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher que realiza exames de mamografia e Papanicolau com uma estrutura capaz de beneficiar pacientes em regiões distintas.

“Com a Carreta da Prevenção, a saúde chega ainda mais longe e leva a prevenção para as populações mais vulneráveis”, disse. Paula.

Hemodiálise

A Policlínica da Região São Patrício conta ainda com o serviço de hemodiálise para pacientes renais crônicos de 63 municípios. “Temos um transporte próprio da unidade para o deslocamento dos pacientes e oferecemos ainda um atendimento multiprofissional, proporcionando ao paciente uma estrutura psicológica, nutricional e social”, finalizou a diretora-geral, Paula Wasconcelos.