Intuito é prestar uma assistência integral e humanizada aos pacientes

A Policlínica Estadual da Região do São Patrício realizou nesta sexta-feira, 14, um treinamento voltado para a atuação da equipe de enfermagem no setor de hemodiálise da unidade. A atividade foi ministrada pela enfermeira Fabiana Pereira do Nascimento e visa a qualificação dos colaboradores para atuarem no setor, tendo como foco a segurança do paciente.

A profissional destacou que é necessário que o profissional tenha conhecimento sobre o preparo e manuseio das máquinas para poder assistir o paciente. “No início do turno, é utilizado a solução ácida e Bibag. Entre turnos, pode-se utilizar as sobras de soluções líquidas ou sólidas, desde que o paciente anterior tenha exames complementares negativos para patologias, como hepatite C, B, HIV e outros. É importante reforçar  que as mesmas não devem ser mantidas expostas devido ao risco de contaminação. Esvaziar Bibag pela máquina e não deixar os galões de soluções ácidas e básicas no chão e mantê-las fechadas. A finalidade é proporcionar segurança ao paciente e evitar desperdício”, afirmou.

O treinamento teve como objetivo principal, o desenvolvimento das habilidades dos profissionais para prestarem uma assistência integral e humanizada para todos os pacientes. Ampliando a qualificação dos profissionais de  enfermagem para desempenharem as suas funções em benefício dos pacientes com problemas renais.

Fabiana ressaltou que é muito importante que a assistência seja realizada seguindo o protocolo a fim de evitar erros, e fornecer um atendimento de segurança e qualidade ao paciente.