Intuito foi de capacitar a equipe para fornecer uma assistência de qualidade, visando a segurança do paciente

A Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia, realizou um treinamento com toda equipe de enfermagem, em alusão ao Procedimento Operacional Padrão – POP de Curativo em CDL. Na capacitação foi apresentado o passo a passo para a realização do curativo em CDL, os materiais necessários, e a técnica correta, para garantir uma assistência de qualidade e prevenir infecções.

O cateter duplo Lúmen (CDL) é definido como um acesso intravascular. É a via de acesso mais utilizada nos casos de acessos temporários. O curativo em cateter é uma medida importante na diminuição das infecções relacionadas ao cateter e a escolha do tipo de cobertura é uma atribuição do enfermeiro. Para a redução de IRAS, é necessário cuidado na manipulação desses cateteres e do controle de tempo de permanência.

Para evitar a bacteremia, o enfermeiro tem que manter a observância em sinais de hiperemias, secreção do local do cateter, febre e outros sintomas. Caso o paciente apresente esses sinais e sintomas, deve se comunicar ao médico e o cateter deverá ser retirado, associado ao uso de antibióticos, consoante prescrição médica. O cateter poderá ser inserido novamente, com 48 horas e de preferência em outro local.

A importância da higienização das mãos também foi ressaltada durante o treinamento, seja antes e após a realização do procedimento, lembrando sempre dos 5 momentos. A higienização das mãos deve ser realizada na técnica correta.

Texto: Hélmiton Prateado/CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO