Termo é utilizado para os profissionais que estão envolvidos em algum evento adverso com consequente dano ao paciente

A Policlínica Estadual da Região Vale do São Patrício, em Goianésia, realizou nesta segunda-feira, 24, um treinamento para orientar colaboradores da unidade sobre o atendimento à segunda vítima. A capacitação foi ministrada pela enfermeira Talita Utim Toledo.

De acordo com Talita, as segundas vítimas são todos os profissionais de saúde (médicos e equipe multiprofissional) que estão envolvidos em um evento adverso imprevisto com consequente dano ao paciente.

“Considerando que a probabilidade do profissional envolvido vir a sofrer danos físicos e psicossociais é relativamente alta, o amparo e apoio a esse profissional, é primordial para que ele possa retornar às suas atividades, com a segurança necessária”, explicou.

A profissional destaca que a Policlínica busca fortalecer valores que refletem acolhimento para conduzir situações de eventos adversos e o devido tratamento às segundas vítimas.