Data é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil

A Policlínica Estadual de Goianésia promoveu uma palestra sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. A atividade foi ministrada pela convidada Clara Luzia, que faz parte de um grupo de pesquisa “ Coletivo Carolina Maria de Jesus”. O nome do Coletivo é uma homenagem a Carolina Maria de Jesus, escritora negra que através da sua escrita denunciou mazelas que atingiam a população negra, marginalização, preconceito e segregação socioespacial.

O Dia da Consciência Negra é uma data significativa, pois traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa.

A palestra abordou sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Além disso, foi falado da importância de preencher corretamente os dados do paciente quanto a autodeclaração e heteroclassificação, lutar contra o preconceito e discriminação racial, prestando atendimento de saúde humanizado pautado na equidade.

Fonte: Diário da Manhã