Capacitação abordou as ferramentas da qualidade: FMEA e Mapeamento dos processos

A Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia, realizou nesta quarta-feira, 24, um treinamento referente às ferramentas da qualidade: FMEA e Mapeamento dos processos para os líderes da unidade de saúde.

De acordo com a enfermeira que conduziu a capacitação, Talita Utim, o mapeamento do processo é utilizado pela ferramenta SIPOC. Com ele, é possível esclarecer melhor as etapas do processo, definindo e formalizando diversos fatores que impactam diretamente na execução do trabalho.

“Os benefícios do SIPOC são: aumentar a compreensão sobre um processo; analisar como um processo pode ser melhorado; mostrar a outras pessoas como um processo é feito; melhorar a comunicação entre indivíduos envolvidos no mesmo processo; fornecer documentação para um processo e planejar projetos”, explicou.

Segundo a palestrante, a Análise Failure Mode, de Falha e seus Efeitos, consiste em um método para elevar a confiabilidade de processos e produtos com a classificação hierárquica e prevenção de falhas em potencial. “Assim, o fato de um processo operar de uma maneira deficitária está diretamente relacionado ao modo de falha, dividido em três elementos: efeito: consiste na consequência da falha; causa: indicador do motivo pelo qual a falha ocorreu e detecção: maneira de controle de processo utilizada para evitar falhas em potencial”, afirmou.

Talita ressalta que a Análise FMEA é capaz de detectar, demarcar e traçar potenciais falhas, por meio de uma abordagem sistemática, as não conformidades, ou seja, os modos de falhas gerados pelos processos e suas causas e efeitos. “Assim, é possível reduzir ou eliminar os riscos de falhas”, concluiu.

Fonte: Diário da Manhã