Intuito foi conscientizar pacientes e colaboradores sobre as doenças renais

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado na segunda quinta-feira do mês de março, com objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, a Policlínica Estadual de Goianésia realizou, nos dias 12, 13 e 14 março, atividades educativas com pacientes e colaboradores para abordar o tema.

A equipe do setor de hemodiálise da unidade explicou que a Doença Renal Crônica (DRC) é uma diminuição lenta e progressiva da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. “A prevenção das doenças renais crônicas está diretamente relacionada a estilos e condições de vida das pessoas, tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais”, comentou

O objetivo das atividades da Semana do Rim foi aumentar a conscientização sobre a importância de garantir a equidade do acesso ao tratamento apropriado para as pessoas que vivem com doença renal, para melhorar a qualidade de vida e retardar a progressão da doença. A necessidade de abordar a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

A equipe multiprofissional destacou com os pacientes a importância de ter uma dieta equilibrada, seguindo as orientações da equipe, em especial da nutricionista. Além disso, reforçaram sobre a necessidade da prática de atividade física e a busca por ajuda psicológica para o enfrentamento da doença.

Para finalizar as atividades da Semana Mundial do Rim, a Policlínica de Goianésia realizou com os pacientes do setor de hemodiálise uma atividade de humanização com de musicoterapia Musicoterapia. A música influencia o corpo e a mente através de sons e notas musicais, aquecendo e alentando os corações em momentos de tristeza e também em momentos de alegrias.

A qualidade de vida do doente renal crônico está interligada com o seu estado emocional, que frequentemente se apresenta alterado, por manifestações de tristeza, em alguns casos ansiedade e depressão. Vale ressaltar que muitos deles tem o diagnóstico de outras comorbidades. “Nosso intuito foi contribuir para o bem-estar dos pacientes, proporcionando um momento agradável, acolhedor, relaxante e com reflexão”, explicou a equipe da Policlínica de Goianésia.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.