Profissionais da enfermagem foram atualizados sobre a estruturação de um bom acolhimento

A Policlínica Estadual da Região do São Patrício – Goianésia realizou nesta quarta-feira, 9, um treinamento com os colaboradores da enfermagem baseado no Procedimento Operacional Padrão (POP). A enfermeira Larissa Nolasco conduziu a capacitação e destacou para a equipe a importância da realização de um acolhimento de qualidade.

“De acordo com Ministério da Saúde, acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes”, explicou Larissa.

A enfermeira ressalta que acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.

Prática

Na parte prática do treinamento, Larissa abordou pontos errôneos na coleta de dados vitais, aperfeiçoando o conhecimento de todos em aspectos importantes e fundamentais para um bom acolhimento, e fidelidade nos atendimentos médicos. A equipe também foi avaliada por outros enfermeiros já capacitados pelo POP, como forma de validação do treinamento.

Ajustar fonte