Capacitação abordou sobre o fluxo de atendimento em saúde mental na unidade

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Goianésia Ludmila Melo ministrou um treinamento para os colaboradores e prestadores de serviço da Policlínica Estadual da Região Vale do São Patrício – Goianésia referente ao fluxo de atendimento a pessoas com doença mental, pois a unidade vai começar a receber esses pacientes devido a implementação do capacitando os profissionais policlínica Goianésia que iram receber diariamente usuários com problemas de saúde mental devido a implementação do EMAESM (Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental).

De acordo com Ludmila, a EMAESM visa à ampliação e a articulação da oferta de atenção integral às pessoas com transtornos mentais moderados, em caráter multiprofissional, atendendo às necessidades no nível especializado em Saúde Mental. Estas necessidades serão identificadas na Atenção Básica (AB), integrando-se aos demais serviços das redes de atenção à saúde e da rede intersetorial.

“A caracterização do transtorno mental se define a partir de um conjunto de fatores (individual, social e ambiental) que a pessoa vivencia por meio de diversas experiências cotidianas. Dessa forma, dependendo da história de vida, contexto familiar e da condição psicossocial de cada pessoa, pode-se avaliar a ausência e o grau de comprometimento do sofrimento psíquico”, explicou.

A palestrante explica que no caso dos transtornos mentais já diagnosticados, torna-se fundamental o tratamento e o acompanhamento contínuo por meio de profissionais especializados para maior controle sobre os fatores estressores desencadeantes da crise mental. “Acompanhar e observar as fases de mudança de comportamento, alteração de humor, irritabilidade, estresse, hiperatividade e/ou dificuldade de aprendizagem, configuram-se como situações que podem indicar o início de um quadro de esgotamento físico e mental”, afirmou.

Fonte: Diário da Manhã