Objetivo é conscientizar as autoridades sanitárias, gestores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre

Para celebrar o Dia Mundial do Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde, comemorado em 15 de maio, a Policlínica Estadual da Região São Patrício promoveu uma palestra para abordar o tema com os colaboradores.

A enfermeira Talita Utim explicou que a data foi definida devido a implantação da lavagem das mãos em um serviço de Saúde na Hungria, pelo médico obstetra Ignaz Semmelweis, no dia 15 de maio de 1847. “Por essa razão, o 15 de maio foi incorporado ao Calendário da Saúde como o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, instituído pela Lei 11.723/2008”, disse.

A profissional ressalta que, Como proposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o tema abordado foi ‘A prevenção das infecções por microrganismos multirresistentes em serviços de saúde depende de você! Todos são importantes nessa luta!’. “O objetivo é conscientizar gestores de saúde, autoridades sanitárias, diretores de hospitais, trabalhadores de saúde e a população em geral sobre o combate a essas infecções”, afirmou Talita.

Após a palestra foram apresentados os indicadores referentes a janeiro de 2023 a abril de 2023.

Fonte: Diário da Manhã