Data conscientiza a população sobre inclusão e a busca pelas mesmas oportunidades

A psicóloga Tatyane Batista realizou uma ação de conscientização sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down para os pacientes que aguardam atendimento na Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia.

A psicóloga explicou que a Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.

Além disso, Tatyane falou da necessidade de acompanhamento médico e multiprofissional para favorecer melhor qualidade de vida de pessoas com Down.

A Data

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21.

A data não só celebra a vida das pessoas que têm a síndrome, mas também fala sobre direitos, inclusão e sobre a possibilidade das pessoas com Down serem e fazerem tudo aquilo que elas quiserem.

Fonte: Diário da Manhã