Campanha tem o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença renal

Para celebrar o Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, a equipe do setor de hemodiálise da Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia realizou uma palestra aos usuários e colaboradores sobre a importância de se prevenir a perda da função renal.

O Dia Mundial do Rim é um evento anual criado há 18 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN). A Campanha mobiliza milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins, educar e alertar principalmente sobre a importância da prevenção, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença renal.

O médico Thiago Xavier explicou sobre a Doença Renal Crônica. “Ela se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta as funções dos rins. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com a realização de exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples”, explicou.

O médico revela que os principais fatores de risco são: hipertensão arterial, diabetes e doenças renais ou cardiovasculares, o uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal. “Por isso, é importante praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas, realizar exames preventivos como o de urina e creatinina e consultar o médico com regularidade”, disse.

Durante a palestra, as enfermeiras Fabiana Nascimento e Ana Adália destacaram que cuidar da saúde de todo o organismo ajuda a proteger também a saúde dos rins. “É muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal, pois evitá-los e tratá-los é a única maneira de prevenção. Alguns cuidados são essenciais para manter a saúde dos rins, além da hidratação, é importante que as pessoas adotem hábitos de vida mais saudáveis, como manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e ficar de olho em outras condições que acometem os rins, como a obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo e doenças cardiovasculares”, afirmaram.

De acordo com as profissionais, a Policlínica tem o intuito de proporcionar conhecimento e recursos para uma vida saudável e plena aos pacientes que vivem com a doença renal crônica e seus cuidadores, bem como levar informação sobre o tema para a população em geral. “Contamos com uma equipe multiprofissional, garantindo assistência aos pacientes em TRS com olhar mais amplo, tratando não só a doença, mas também a pessoa”, frisaram.

Exame de creatinina para todos

A creatinina é uma substância presente no sangue que funciona como um marcador para avaliar o funcionamento dos rins. O exame, feito a partir de uma amostra simples de sangue, consiste em verificar o nível de creatinina. Se ele estiver alto ou em elevação, há indícios de problemas renais. Este exame é uma alternativa simples e viável para conseguirmos detectar a doença precocemente e dessa forma aumentar as chances de tratamento adequado para retardar a progressão para estágios mais avançados. Os principais fatores de risco são: hipertensão arterial, diabetes e doenças renais ou cardiovasculares, o uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal. Por isso, é importante praticar exercícios físicos, controla…

Fonte: Diário da Manhã