Campanha tem o intuito de promover a cultura da segurança do paciente

A Policlínica Estadual da Região Vale do São Patrício, em Goianésia, promoveu no dia 14 de setembro uma ação em alusão ao Setembro Laranja, campanha que promove a cultura da segurança do paciente. A enfermeira Talita Toledo falou sobre a importância de promover a cultura de segurança do paciente.

De acordo com a palestrante, para realização e implementação da segurança do paciente é necessário realizar a gestão de risco, para que se possa prevenir os riscos de incidentes e eventos adversos e assim garantir a segurança do paciente. Cada colaborador e prestador de serviço é extremamente importante no papel da segurança do paciente, pois são suas condutas e ações que garantem uma assistência de qualidade e segurança do paciente.

Durante a ação, foi realizada a dinâmica do encontre os erros, onde foram apresentadas as imagens e os participantes tinham que identificar o erro. A primeira imagem retrata a alteração no gotejamento, onde o acompanhante abriu o equipo. Após a identificação do erro na imagem pelos participantes, a ministrante relatou que medicamento seguro é o tema mundial da segurança do paciente este ano. Ela destaca que o assunto é de extrema importância, devido aos riscos e incidentes que podem afetar os pacientes. Além disso, Talita explicou de forma rápida e clara sobre o protocolo de prescrição, administração e uso de medicamentos.

Após a dinâmica, foi ressaltado sobre a notificação de incidente e eventos adversos para conscientizar os participantes da importância da mesma para promover a segurança do paciente na unidade. A atividade foi finalizada com um momento para sanar as dúvidas e foi entregue uma singela lembrancinha para todos os presentes com uma mensagem sobre a segurança do paciente.

Fonte: Jornal Diário da Manhã