Data reforça a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença

Para informar e esclarecer pacientes e colaboradores sobre a meningite, a Policlínica Estadual de Goianésia promoveu uma palestra em alusão ao Dia Mundial do Enfrentamento à Meningite celebrado em 24 de abril. Com taxa de mortalidade em torno de 15%, a doença pode ser causada por vírus ou bactérias, podendo ainda causar sequelas severas.

A meningite é causada por diferentes agentes infecciosos, responsáveis pela inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. De acordo com o Ministério da Saúde, as ocorrências de meningites virais são mais comuns nas estações primavera-verão e as bacterianas no outono-inverno, sendo o sexo masculino o mais acometido pela enfermidade.

“É uma doença que merece atenção, já que pode deixar sequelas importantes como paralisia cerebral, epilepsia, perda auditiva, dificuldades no aprendizado e desenvolvimento e alterações motoras”, afirmou a enfermeira assistencial Laiane Lorena Santos.

Por ser uma doença infectocontagiosa, a meningite pode ser transmitida de uma pessoa para a outra. O contágio geralmente acontece por meio do contato com gotículas de saliva, liberadas pela pessoa contaminada, pela fala, tosse, espirros e beijos.

De acordo com a profissional, a meningite tem cura, mas o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença. No entanto, o melhor é evitar o contágio. E a principal forma de prevenção continua sendo a vacina.

“As vacinas são gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecidas nas unidades básicas de saúde. As doses disponíveis para crianças são a meningocócica C, pneumocócica e a HIB. E, para os adolescentes, o reforço com a ACWY.”, detalhou Laiane Lorena Santos.