Campanha alerta para a prevenção do câncer de colo de útero

Para conscientizar sobre o Março Lilás, campanha de atenção especial à saúde da mulher que aborda a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, a Policlínica Estadual de Goianésia realizou uma palestra para os colaboradores.

A médica da família Emilly Mendes explicou que câncer de colo de útero é causado pelo vírus HPV, que é altamente contagioso e que pode levar anos para se manifestar. “No estágio inicial, o câncer de colo do útero geralmente não apresenta sintomas. Eles começam a aparecer no momento em que a doença já está se tornando invasiva, acometendo os tecidos próximos”, disse.

Dra Emilly Mendes listou os sintomas que precisam ser investigados: sangramento e secreção vaginal anormal; dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; sangramento menstrual mais prolongado e sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

“Lembrando que os sintomas podem ser provocados por outras condições além do câncer de colo de útero, por conta disso, é necessário procurar um médico ginecologista imediatamente. Também é recomendado que após o início da atividade sexual, seja realizado o exame preventivo (Papanicolau), repetindo o processo anualmente”, comentou.

Segundo a médica da família, o tipo de tratamento depende de fatores como estágio do câncer, extensão da doença e se a mulher deseja ter filhos ou não. As abordagens mais usadas são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo.

Para finalizar, foi servido um delicioso café da manhã para homenagear a data que é tão importante para a conscientização das mulheres sobre sua saúde.

Fonte: Diário da Manhã