Atividade proporcionou análise e reflexão de temas a respeito da conduta dos profissionais da unidade de saúde

Com a finalidade de analisar e refletir temas a respeito da conduta dos profissionais de saúde da Policlínica de Goianésia, a Comissão de Ética da Equipe Multidisciplinar proporcionou aos colaboradores um momento de palestras com convidados e abordagem de questões morais nas relações interpessoais que atingem o ambiente de trabalho.

A psicóloga da Comissão de Ética, Monik Kelly, proporcionou um momento de reflexão sobre “Comportamento Seguro”, em que foi possível apresentar a importância de atitudes que evitem riscos, danos, entre colaboradores, pacientes e ambiente de trabalho. Além disso, a palestrante recordou os Valores, Visão e Missão da Policlínica de Goianésia como caminho para um comportamento seguro.

O filósofo Guilherme Herculano apresentou, de forma interativa, o tema Ética e Moral e expôs a diferença entre os dois e a importância deles como reguladores de boas atitudes.. “A Ética é o valor internalizado e a moral o comportamento. Posso conhecer o certo e errado, porém isso não garante que meu comportamento será de acordo, pelo contrário, pode ser um comportamento imoral”, explicou.

Em sua apresentação, a advogada criminalista Sarah Sousa falou do tema evidenciando uma abordagem jurídica. Ela apresentou com clareza o efeito dos danos causados pela falha ética e moral dentro de uma empresa e as penalizações judiciais que podem desencadear. Sarah destacou alguns temas que ameaçam a boa convivência entre colaboradores, como “pegar o que não é seu sem autorização” – furtos (independente do tamanho ou valor do objeto subtraído), podendo gerar multas, anos de prisão ou até mesmo demissão por justa causa.

Para finalizar, a equipe da Comissão de Ética rememorou os valores da Policlínica de Goianésia.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.