Divulgação

Durante o sono, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis

Em alusão ao Dia Mundial do Sono, lembrado em 15 de março, a Policlínica Estadual de Goianésia falou sobre o tema com os colaboradores da unidade. A psicóloga Monik Kelly Ribeiro explicou que a data foi estabelecida para conscientização da importância do sono como um comportamento essencial para a saúde, colaborando com o bem-estar físico, mental e social.

Monik Kelly Ribeiro promoveu uma dinâmica com perguntas e respostas, onde os colaboradores falaram um pouco das suas experiências pessoais em relação a hábitos que colaboram ou atrapalham o sono, distúrbios identificados e conhecimento sobre o assunto.

A palestrante ressaltou a importância da qualidade do sono e sua contribuição com o sistema imune e o combate à saúde fragilizada. “É necessário ter uma boa higiene do sono, ou seja, hábitos que contribuem significativamente na prevenção de um sono irregular e na construção de uma rotina de sono satisfatória para cada indivíduo”, disse .

De acordo com a psicóloga, é preciso evitar se alimentar próximo ao horário de dormir, usar a cama somente para dormir, evitar bebidas com cafeína ao menos 6 horas antes de dormir, utilizar de práticas relaxantes antes do sono, eliminar luzes e barulhos durante a noite e adotar uma rotina de horários para dormir e acordar, com 7h a 9h de repouso. Além disso, foi apresentado o papel da melatonina, como hormônio do sono.

“ A medida que o compreendemos, torna-se possível a colaboração com sua atuação e percepção dos efeitos. Este hormônio localizado na glândula pineal, sofre influência da luz e tende a diminuir com o passar dos anos. Atualmente, há indicações quando necessário para reposição deste hormônio no organismo”, disse.

Fonte: Diário da Manhã