Prática interfere de forma direta na qualidade do tratamento

A Policlínica Estadual de Goianésia orientou os pacientes sobre a importância da adesão medicamentosa, que é a utilização dos medicamentos prescritos ou outros procedimentos em pelo menos 80% de seu total, observando horários, doses, tempo de tratamento. A prática interfere de forma direta na qualidade do tratamento.

O farmacêutico Jeremias Júnior explicou que a questão da adesão à terapêutica tem sido discutida e estudada por se tratar de um ponto fundamental para a resolubilidade de um tratamento. “Enquanto o alto consumo de medicamentos, polifarmácia, é demonstrado e discutido por diversos estudos e desperta preocupação em profissionais e autoridades de saúde, a questão da não-adesão ao tratamento medicamentoso prescrito também tem tomado importância nas últimas décadas e está sendo incluída na lista de preocupações dos profissionais de saúde, com outros fatores que influem sobre uso racional de recursos terapêuticos”, detalhou.

De acordo com o farmacêutico, o profissional de saúde pode influenciar na adesão na medida em que atingir o universo cultural do paciente e estabelecer com ele comunicação e relacionamento efetivo, incluindo valorização do consumo como benefício em seu corrente cotidiano, quando este se fizer necessário

“A relevância da questão terapêutica é indiscutível: da adesão ao tratamento depende o sucesso da terapia proposta, a cura de uma enfermidade, o controle de uma doença crônica, a prevenção de uma patologia”, afirmou.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.