Atividade abordou a prevenção da doença, transmissão, sintomas e tratamento

A Policlínica Estadual de Goianésia realizou uma palestra sobre tuberculose para os pacientes da unidade de saúde. A gestora do cuidado e coordenadora multiprofissional, Nayara Passos, e a médica Camila falaram sobre a prevenção da doença, transmissão, sintomas e tratamento.

As profissionais explicaram que a tuberculose é uma doença transmissível que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos. Ela é transmitida por meio de gotículas, através da inalação de aerossóis das vias aéreas, durante espirros, tosse, fala de pessoas contaminadas por tuberculose.

De acordo com as palestrantes, entre os sintomas mais comuns está a tosse produtiva ou seca, por mais de três semanas, febre diurna, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço. “O tratamento é realizado por, pelo menos, seis meses de duração, totalmente gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e, para a adesão e efetividade do tratamento, faz-se o tratamento diretamente observado, onde o paciente vai até sua Unidade Básica de Saúde de referência e fará o uso da medicação, observada pela enfermeira da unidade, a fim de que se comprove que o paciente está em uso da medicação”, afirmaram.

As profissionais reforçaram que a prevenção da tuberculose é feita através da vacinação na infância (BCG), que protege das formas mais graves da doença, diminuindo, assim, a morbimortalidade.