Divulgação

Unidade de saúde promoveu uma palestra, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao sedentarismo

Com o intuito de informar e conscientizar sobre a importância da prática de exercícios físicos e os fatores de riscos para doenças devido ao sedentarismo, a Policlínica Estadual de Goianésia promoveu uma palestra sobre o tema para os colaboradores da unidade, lembrando o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

Os internos de medicina explicaram que, segundo o Ministério da Saúde, as evidências científicas mostram que longos períodos em comportamentos sedentários estão relacionados a um maior risco de mortalidade, ao surgimento de diabetes, de doenças cardiovasculares e de câncer.

“Por definição, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera sedentários adultos entre 18 e 60 anos, quando estes não realizam ao menos 150 minutos semanais, ou seja, 30 minutos, cinco vezes por semana, de atividade física de leve a moderada”, afirmaram.

Os palestrantes destacaram que o sedentarismo pode aumentar em até 30% o risco de morte entre os idosos. “A atividade física regular traz muitos benefícios a longo prazo, como, minimizar os efeitos da perda progressiva de massa óssea que é comum no envelhecimento, estimular o fortalecimento muscular, contribuir para o aumento de disposição, auxiliar no combate a depressão e prevenir à demência”, frisaram.

Os internos de medicina ressaltaram que a prática do exercício físico aumenta a produção de endorfina e da serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

Fonte: Diário da Manhã