Profissional atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de mais de 3 mil doenças de pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas que afetam crianças, adultos e idosos

A Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia celebrou neste segunda-feira, 7, o Dia do Dermatologista, comemorado no dia 5 de fevereiro. De acordo com a enfermeira Talita Toledo, a data foi escolhida em alusão a criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 1912. O profissional dermatologista atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de mais de 3 mil doenças de pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas que afetam crianças, adultos e idosos.

“A pele é o maior órgão do corpo humano e a barreira que protege o nosso organismo das agressões do meio externo. Cuidar dela é imprescindível para a saúde e são os dermatologistas que nos ajudam nessa tarefa tão importante”, explicou Talita.

Para a enfermeira, é importante observar diariamente o corpo, visando monitorar e acompanhar qualquer alteração. “Para auxiliar no cuidado com a pele é necessário realizar hidratação oral, ingestão de líquido, usar protetor solar, evitar exposição ao sol no horário de 10h às 16h e, se necessário, usar roupas adequadas (como luvas protetoras, chapéu/boné), com objetivo de realizar o autocuidado”, destacou.