Uso abusivo de substâncias químicas pode afetar o corpo, a mente, as relações sociais e a vida profissional das pessoas

A Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia, realizou no dia 17 de fevereiro, sexta-feira, que antecedeu o feriado de carnaval, uma palestra para os pacientes da unidade sobre o uso de álcool e outras drogas. A atividade foi conduzida pelo enfermeiro Jovelino Júnior.

O enfermeiro explicou que neste ano, o Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo (18/02) e o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo (20/02) coincidiram com o Carnaval. As datas servem de alerta ao aumento no consumo de substâncias lícitas e ilícitas que causam dependência em milhões de brasileiros.

“Drogas lícitas: São aquelas que têm a comercialização liberada para maiores de 18 anos, como no caso do cigarro e do álcool e Drogas ilícitas: que são aquelas que não têm a comercialização liberada, ou seja, são proibidas, como no caso da maconha, cocaína entre outras”, disse.

De acordo com Jovelino, o clima de carnaval pode levar a excessos nada saudáveis. O uso abusivo de substâncias químicas pode afetar o corpo, a mente, as relações sociais e a vida profissional das pessoas.

“O principal distúrbio causado pelo consumo excessivo de álcool e o uso de outras drogas é a dependência química, que gera no usuário um desejo recorrente de continuar usando a substância, apesar das consequências prejudiciais à saúde, gerando uso repetido, com consequente tolerância, e ciclos de abstinência e comportamento compulsivo de consumo”, afirmou.

O profissional destacou que algumas drogas, como os medicamentos, são controlados com relação a sua dosagem e possuem a bula para alertar sobre os efeitos e como pode ser usado. “Outras drogas lícitas contam com seu discernimento para saber como usá-la desde que seja maior de idade. Todas elas podem viciar e gerar dependência”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã