Durante a ação, colaboradores e pacientes puderam fazer teste rápido

Para conscientizar o público interno da unidade de saúde, a Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia, realizou uma palestra sobre prevenção e combate às hepatites virais.

“As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose, e 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com HIV. A hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável”, explicou a gestora do cuidado, Nayara Lorrane.

A enfermeira destaca que mais de 80% das pessoas que vivem com hepatite precisam de serviços de prevenção, testagem e tratamento.

Durante a ação, uma equipe da unidade realizou o teste Rápido de Hepatite B (HBsAg) e hepatite C em colaboradores e pacientes.