Divulgação

Campanha aborda a importância da prevenção do câncer do colo do útero

A Policlínica de Goianésia alertou os pacientes da unidade sobre o Março Lilás, campanha que conscientiza sobre a importância de prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Os internos de medicina da unidade explicaram que o HPV é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. A ação do vírus sobre as células da pele favorece a formação de tumores, a maioria deles pequenos e benignos. De acordo com recente pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde feita por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), a taxa de infecção pelo HPV na genital atinge 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual e 41,6% dos homens.

A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. O diagnóstico do HPV é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica.

Divulgação

De acordo com os palestrantes, o tratamento do Papilomavírus Humano deve ser individualizado, considerando características das lesões, disponibilidade de recursos e efeitos adversos. “Já a prevenção, se dá pela vacina contra o HPV, a qual é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção, sendo distribuída gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos; pessoas que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos e vítimas de violência sexual de 9 a 45 anos”, explicaram.

Os internos de medicina reforçaram que o uso de preservativo interno ou externo e lubrificantes durante as relações sexuais também fazem parte dos métodos de prevenção do HPV. “Nosso intuito foi despertar nos participantes a importância da prevenção do Papilomavírus Humano, pois com a população consciente a luta torna-se mais justa”, afirmaram.

Fonte: Diário da Manhã