Data visa conscientizar os homens sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres.

As psicólogas Tatyane Alves e Gyza Mendes da Policlínica Estadual de Goianésia promoveram uma ação de conscientização sobre o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, comemorado no dia 6 de dezembro.

De acordo com a Tatyane Alves, O objetivo desta data é conscientizar os homens sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres.

A escolha desta data remete a um caso de violência contra as mulheres que chocou o mundo. Em 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, um jovem canadense de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal (Canadá) e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que pudesse assassinar todas as mulheres daquela turma.

A psicóloga Gyza Mendes destaca que um grupo de homens canadenses, chocados com o crime, criou a Campanha do Laço Branco, um movimento que visa fomentar a igualdade de gêneros e uma nova visão sobre a masculinidade.

No fim da ação, foi entregue um fôlder com informações sobre a campanha do laço branco e também orientações para promoção da cultura de paz.

Fonte: Diário da Manhã