Palestra foi conduzida pela assistente social Luciana Castelo

A Policlínica Estadual da Região Vale do São Patrício, em Goianésia, realizou uma palestra em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, lembrado no dia 10 de novembro. A assistente social Luciana Castelo abordou com os usuários da unidade sobre a data, causa e fatores que podem levar à surdez.

De acordo com Luciana, a data comemorativa foi instituída pela Portaria de Consolidação MS nº 1/2.017, art. 527 como símbolo de luta pela educação, conscientização e prevenção para os problemas advindos da surdez.

“Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve”, explicou.

Além disso, a assistente social falou da importância da linguagem de sinais, sobre benefícios sociais e a prevenção. “No Brasil, a Lei nº 10.436/2.002 foi um marco para a comunidade surda, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público”, disse.

Prevenção da surdez:

– nas gestantes, doenças como sífilis, rubéola e toxoplasmose podem provocar a surdez nas crianças. Por isso, faz-se necessária a orientação médica pré-natal. Mulheres devem tomar a vacina contra a rubéola antes da adolescência, para que durante a gravidez estejam protegidas;

– teste da orelhinha: exame feito nos recém-nascidos que permite verificar a presença de anormalidades auditivas;

– cuidado com objetos pontiagudos, como canetas e grampos, pois, se introduzidos nos ouvidos, podem causar sérias lesões;

– atraso no desenvolvimento da fala das crianças pode indicar problemas auditivos, sendo motivo para uma consulta com um médico especialista;

– uso de equipamentos de proteção para trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais provocados pelo ruído;

– acompanhamento da saúde auditiva dos trabalhadores, por parte das empresas, visando eliminar ou reduzir o ruído no ambiente de trabalho.