De acordo com Laiane, para abordar o panorama em nível nacional e global, é preciso estarmos cientes de nossa própria saúde ocular.“Amar seus olhos têm a ver com estar ciente da sua saúde ocular e, se possível, fazer um teste de visão ou ainda, recomendar que outros façam o mesmo”,disse.

A enfermeira revela que para prevenir a perda de visão é importante adotar um estilo de vida saudável. “É igualmente importante proteger e preservar a saúde de seus olhos. O risco varia de luz solar intensa, acidentes de trabalho e a exposição prolongada a telas em casa”, explicou.

Segundo Laiane, a visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, pois, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio. “Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira. Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante”, destacou

O exame oftalmológico regular é importante para o diagnóstico de infecções ou sintomas de doenças, como perda ou visão turva, flashes de luz, dor nos olhos, vermelhidão, coceira, inchaço e irritação ao redor dos olhos ou das pálpebras.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste total, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual, que se fossem tratados com antecedência poderiam ter sido evitados.

Fonte: Diário da Manhã.