Atividade abordou sobre a importância da Central de Material Esterilizado

A Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia, promoveu nesta terça-feira, 3, um treinamento para os colaboradores da equipe de enfermagem, referente ao POP de Controle Data Limite de Utilização e POP Teste Biológico. A atividade foi conduzida pelas enfermeiras Fabiana do Nascimento e Ana Adália.

De acordo com Ana Adália, a Central de Material Esterilizado (CME)realiza a lavagem, desinfecção e esterilização dos materiais. “O trabalho realizado no setor garante a eficácia e segurança do material preparado para ser utilizado na assistência”, disse. A profissional apresentou todo o passo a passo do POP de Controle de Data Limite de Utilização, explicando que de acordo com a embalagem que o material é colocado, é definido a data limite de utilização.

“A data da esterilização deve estar visível, assim como a identificação de quem foi o responsável pelo procedimento, com a finalidade de ofertar segurança e qualidade, fundamentado no procedimento operacional padrão para facilitar o desempenho de forma igualitária por todos os profissionais da enfermagem”, afirmou Ana Adália.

Em sua apresentação, Fabiana do Nascimento enfatizou a importância da realização do teste biológico, semanalmente, para comprovar a eficácia da esterilização. “O teste biológico, deve ser colocado empacotado com grau cirúrgico, dentro da autoclave, na primeira remessa de material para esterilizar no dia (conforme definido), após todo o processo, a ampola teste deve ser colocada na incubadora, e a cada 12 horas realizar a leitura do mês”, explicou.

A enfermeira destaca que após as 24 horas é necessário avaliar a cor da ampola teste, e a cor da ampola controle. “Para um resultado aprovado, a ampola teste deve ficar na cor azul púrpura e a ampola controle amarela”, revelou. Durante o treinamento, foi realizada a demonstração da ampola, visando facilitar a compreensão de todos. A profissional explicou ainda sobre a forma correta de descarte e o registro no livro de controle de teste biológico.