Atividade foi em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo

Com intuito de informar e conscientizar sobre a importância do transtorno do Espectro Autista, a Policlínica Estadual de Goianésia realizou uma palestra para os colaboradores com o intuito de despertar a consciência e o entendimento sobre o tema abordado.

A psicóloga Wanessa Aparecida Rocha explicou o que é de fato autismo, possíveis causas, sinais e características, níveis de suporte, processo diagnóstico, diagnóstico precoce, diagnóstico na fase adulta, mitigando estigmas e preconceitos, acompanhamento e tratamento, símbolo, autismo e sua cor, identificação através do cordão e cartão, apoio às famílias, inclusão e adaptação.

De acordo com a profissional o símbolo do autismo, que é um infinito, preenchido com várias peças de quebra-cabeça de várias cores, visa demonstrar a diversidade do espectro autista, onde cada portador possui características únicas, mas diversas ao mesmo, mas que se encaixam em seus mundos e devem se encaixar também na sociedade.

Posteriormente, o espaço foi aberto para perguntas e foi entregue um folder para conscientização. “Foi um momento de grande aprendizado, que proporcionou aos colaboradores reflexão e entendimento que a pessoa autista pode, sim, e deve estar e estar em qualquer ambiente. Além disso, levou informações sobre o tema aos profissionais, permitindo o desenvolvimento das habilidades necessárias para desempenharem o trabalho a esse público com maior segurança”, afirmou Wanessa Aparecida Rocha

Para finalizar, foi realizada reflexão sobre duas frases para conscientização: “Um dos maiores desafios de ser autista não é o autismo em si, mas como as pessoas reagem a ele. Se você quer mudar vidas, comece mudando suas percepções do autismo”. E “autismo, com amor e carinho, as peças se encaixam”.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.