Na recepção da Policlínica, nutricionista Fernanda Cristina fala sobre os riscos da obesidade

Nutricionista da unidade de saúde do Governo de Goiás  explica que doença pode desencadear diabetes mellitus, hipertensão arterial, problemas na coluna e câncer

A Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia, realizou uma palestra educativa para os pacientes sobre obesidade. A nutricionista Fernanda Cristina, que conduziu a atividade, explicou que, no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas são consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, ou seja, o dobro de três décadas atrás.

A obesidade é uma doença crônica, multifatorial caracterizada pelo excesso de gordura corporal acumulada. Ela pode ser causada por doenças como o hipotireoidismo (deficiência na produção de hormônios da glândula tireoide), lúpus eritematoso sistêmico (doença autoimune), fatores psicológicos, como depressão, alguns tipos de medicamentos, como esteroides e antidepressivos, e alimentação inadequada”, disse.

De acordo com a profissional, como consequência, a obesidade pode desencadear doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial, problemas na coluna e câncer. “O tratamento da obesidade requer uma equipe multiprofissional composta por médico, nutricionista, psicóloga e educador físico”, enumerou Fernanda Cristina.

A palestrante abordou também sobre sedentarismo e fez um alerta para os riscos de uma rotina sem atividade física. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 20% da população mundial adulta e 80% dos adolescentes são inativos fisicamente. Isso significa que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividades físicas regulares.

“O sedentarismo é um comportamento diário caracterizado por uma quantidade elevada de tempo gasto com atividades que não promovem um gasto energético significativo em relação aos níveis de repouso ou atividades de baixo gasto energético”, afirmou.

A nutricionista destacou que o sedentarismo aumenta a incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, obesidade e até mesmo alguns tipos de câncer. “Todas as pessoas devem praticar atividades físicas regulares, caso não haja nenhuma restrição médica”, alertou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO