Protocolo é essencial à prevenção de erros ao longo do cuidado à saúde.

Com a missão de prestar um atendimento focado na segurança e qualidade do atendimento, a Policlínica de Goianésia promoveu uma capacitação para os colaboradores sobre o protocolo de identificação segura, que é a primeira meta da segurança do paciente.

A identificação correta do paciente é um dos primeiros cuidados para uma assistência segura. “Essa ação é o ponto de partida para a correta execução das diversas etapas de segurança em nossa instituição., e devem ser seguidas em três etapas. A primeira é identificar o paciente, a segunda é educar o paciente e a terceira é conferir os dados do paciente”, explicou a enfermeira Talita Utim.

De acordo com a profissional, o processo de identificação do paciente deve ser capaz de identificar corretamente o indivíduo como sendo a pessoa para a qual se destina o serviço (medicamentos, sangue ou hemoderivados, exames, cirurgias e tratamentos).

“Para garantir a segurança do cuidado, é importante: Manter a pulseira de identificação até a Saída da unidade. Verificar se as informações estão corretas e legíveis. Certifique-se de que a equipe assistencial faça a conferência de sua identificação antes de qualquer atendimento. Envolver o paciente no processo de cuidado, esclarecendo todas as suas dúvidas. Isso pode evitar falhas”, afirmou Talita.