Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, ação conscientizou sobre a importância do ato de solidariedade

Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, a Policlínica Estadual de Goianésia realizou uma palestra sobre o tema. As enfermeiras Amanda Cunha e Talita Utim conscientizaram o público interno da unidade sobre esse ato de solidariedade.

De acordo com as palestrantes, a data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação. “O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para lembrarmos e promovermos esse ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão”, disse Amanda.

Talita ressalta que a doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.

“O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação”, concluíram.

A palestra foi encerrada após as dúvidas serem sanadas.

Fonte: Diário da Manhã