Ação abordou a importância da alimentação saudável na prevenção da doença

A Policlínica Estadual de Goianésia realizou uma palestra educativa para pacientes da unidade sobre o diabetes. A atividade foi conduzida pela nutricionista Fernanda Guimarães, que explicou que o diabetes é uma doença crônica, não transmissível de origem metabólica, decorrente da alteração dos níveis de açúcar no sangue.

De acordo com a nutricionista, ainda não há cura para a doença e a falta de cuidados pode levar, entre muitos casos, a cegueira, amputações ou morte. Ela abordou os três tipos mais comuns de diabetes: Tipo 1, Tipo 2 e gestacional.

Fernanda destacou os principais sintomas para identificar a doença. “São eles: poliúria, polidipsia, polifagia, cansaço, perda de peso e os fatores de risco como obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada, stress, dislipidemias”, disse.

.A nutricionista ressaltou a importância de uma alimentação mais natural com consumo de frutas, legumes e verduras, e orientou aos pacientes que evitem produtos industrializados que costumam ter alto teor de açúcar, gorduras e aditivos alimentares que trazem consequências desfavoráveis à saúde.“Além disso, a ingesta hídrica adequada bem como a prática regular de exercícios físicos e controle do stress são grandes aliados na prevenção do diabete”, afirmou.