Atividade abordou a importância de uma boa qualidade de sono

A Policlínica Estadual da Região São Patrício, em Goianésia, realizou uma roda de conversa para falar sobre o Dia Mundial do Sono com os colaboradores da unidade. Durante a atividade, foram esclarecidas dúvidas sobre o tema.

A psicóloga Gyza Mendes esclareceu sobre a importância de uma qualidade de sono adequada e explicou como deve ser realizada a higiene do sono, que nada mais é que uma limpeza e/ou mudança de hábitos para melhorar a rotina do sono.

Além disso, na roda de conversa foram reveladas dicas importantes para que a qualidade do sono de fato ocorra. Uma delas foi a atenção para o uso indiscriminado de medicações para induzir ao sono.

De acordo com o farmacêutico Jeremias Lustosa a insônia pode ter causas diversas, e é por isso que qualquer pessoa que apresentar os sintomas deve sempre consultar um médico. “Somente um profissional pode fazer exames e diagnosticar o problema, propondo o correto tratamento”, disse.

Entre as principais causas da insônia, destaca-se o estresse e a ansiedade. “A automedicação é muito grave e deve ser sempre evitada. As pessoas precisam ter consciência de que um medicamento que faz bem para alguém pode não ter o mesmo efeito no seu organismo”, afirmou Jeremias.

Outro grave problema é o da automedicação para insônia, os problemas causados pela prática podem ser ainda mais sérios. A maioria das causas da insônia é por decorrências de questões psicológicas, de modo que os remédios para dormir, em sua maioria, são psicotrópicos.

Segundo o profissional, os principais problemas relacionados à insônia são: a baixa imunidade, ganho de peso, desregulamento da pressão arterial, dentre outros.” Os medicamentos para insônia mais usados recentemente, podemos destacar: Zolpidem que causa indução do sono, seu efeito é imediato e muitos pacientes o utilizam de maneira errônea, acarretando prejuízos à saúde. Outro medicamento muito consumido por esses pacientes é o Clonazepam / Diazepam que causam abstinência com o uso prolongado”, revelou

O farmacêutico destaca que o uso indiscriminado de ansiolíticos causa malefícios à saúde a curto e longo prazo, uma alternativa para substituição é o uso da fitoterapia e aromaterapia. “Os chás calmantes favorecem o sono também, pois as ervas podem tratar e diminuir a frequência da insônia, como o chá de camomila e erva cidreira, assim como o óleo de lavanda e atividade física regular, podem contribuir muito”, disse.

Fonte: Diário da Manhã