Equipes vão disponibilizar mamografia e exames citopatológicos para mulheres do município. Secretaria Municipal tem lista com 800 mulheres já cadastradas

A Unidade de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino começou a atender hoje em Jaraguá para realizar mamografias e exames de Papanicolau em mulheres do município. O início dos trabalhos foi acompanhado pelo prefeito de Jaraguá, Paulo Vítor Avelar e pelo secretário da Saúde, Ismael Alexandrino. Os serviços são desenvolvidos pela Policlínica Estadual da Região São Patrício, de Goianésia.

A Carreta da Prevenção, como é conhecida, percorre as cidades dessa macrorregião atendendo pacientes que a Superintendência de Regulação da SES em conjunto com as Secretarias Municipais seleciona com antecedência. A meta para Jaraguá é de atender uma média de 35 pacientes por dia durante o período e chegar a 800 mulheres durante as quatro semanas programadas para o atendimento.

O secretário Ismael Alexandrino frisou lembrou que um dos princípios do Sistema Único de Saúde é a universalidade, que é cuidar da saúde por inteiro. “Vamos levar prevenção à saúde para todos os quadrantes do Estado, porque pensamos a assistência de forma integral”, frisou.

A diretora da Policlínica de Goianésia, Deise Bosso, explicou que diariamente são agendados atendimentos para as mulheres e a meta é manter a média de 35 exames de mamografia e preventivo de colo uterino. “Pelas próximas quatro semanas nossas equipes ficarão atendendo em Jaraguá e prestando a assistência humanizada que é nossa marca”, finalizou.

Fonte: Jornal Diário da Manhã