Unidade busca reduzir a fila de espera por exames de alto custo como mamografia em um município com uma fila de espera de 400 mulheres à espera

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero da Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, Goianésia, está atendendo essa semana na cidade de Uirapuru, Região Noroeste de Goiás. A Carreta da Prevenção, como é chamada tem por meta atender 170 mulheres com exames de mamografia e citopatológico e reduzir a fila de espera para esses tipos de exames.

Segundo o secretário de saúde do município, Fábio Barbosa de Oliveira a demanda para exames mais restritos, como a mamografia é de aproximadamente 400 pacientes. O protocolo do Ministério da Saúde é para que mulheres acima de 40 anos realizem mamografia ao menos uma vez ao ano.

Uirapuru fica na divisa com a última cidade de Goiás antes do Estado de Tocantins, São Miguel do Araguaia e fica 355 quilômetros distante de Goiânia. A Carreta da Prevenção percorre municípios levando esses dois exames para a população que é cadastrada antes pelas secretarias municipais de saúde em sintonia com a Central de Regulação do Estado de Goiás.

O secretário Fábio Barbosa frisa que é de fundamental importância a presença da Carreta da Prevenção para facilitar o acesso da população a exames como a mamografia e preventivo do colo de útero. “É em momentos assim que podemos identificar precocemente possíveis casos de câncer e esses serem tratados com maior chance de cura. Isso é de altíssima importância para toda nossa população feminina, pois o exame de mamografia mais próximo, é realizado a quase 200 km de distância de nossa cidade”, observa.

Pacientes que nunca fizeram mamografia têm a oportunidade de serem submetidas a esse exame e relatam a alegria do benefício. A coordenadora da Policlínica de Goianésia, Paula Wasconcelos, lembra que muitas mulheres se emocionam ao ter a chance de fazer um exame de alto custo com a facilidade de ser em seu município. “É comum recebermos comentários emocionados de mulheres que fazem mamografia pela primeira vez. Em cidades do interior, muitas vezes distantes de centros maiores elas dependem de transporte disponibilizado pelas prefeituras. Assim, quando levamos a Carreta da Prevenção até perto delas é motivo de grande alegria”.

Paula frifsa que a Carreta da Prevenção obedece a um cronograma de pactuação das secretarias municipais de saúde com a Secretaria Estadual de Saúde para visitar os municípios. “A pactuação dos municípios com a Central de Regulação é que vai orientar para onde levamos a unidade. O importante é que para cada local que nos mandam levamos o mesmo padrão de excelência no atendimento e humanização no cuidado com a população”, finaliza.