Mulheres do município podem realizar mamografia e exames preventivos de Papanicolau até sexta-feira, 10 de março

O Dia Internacional da Mulher foi de cuidados com a saúde para Alessandra Peres, de 42 anos, moradora de Terezópolis de Goiás, ela realizou pela primeira vez uma mamografia. O exame foi possível graças a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, um serviço itinerante do Estado de Goiás de atenção à saúde da mulher. A carreta da prevenção chegou ao município nesta quarta-feira,8, e permanece até sexta-feira (10/03).

A realização dos exames acontecem das 7h às 17h e a expectativa é atender uma média de 200 mulheres. Para receber atendimento é preciso ter realizado agendamento via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. A mamografia é realizada em pacientes de 40 a 69 anos.

O objetivo da Carreta da Prevenção é proporcionar às mulheres um acesso imediato aos exames de mamografia e preventivo, que geralmente demoram mais tempo para serem realizados em uma unidade de saúde. Além disso, o impacto das atividades, reforça a importância da política de prevenção do câncer, o que aumenta as chances de cura.

Exames

A mamografia é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher. Ele possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de detectar precocemente o câncer de mama, facilitando o tratamento e aumentando as chances.

O exame Papanicolau, também realizado na Carreta da Prevenção, tem como estratégia detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início. Ele tem um papel essencial no rastreio do câncer do colo de útero.

Fonte: Diário da Manhã