Ferramenta tem a função de auxiliar as análises das organizações na procura da causa principal de um problema

O farmacêutico Diego Batista promoveu um treinamento para os colaboradores da Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia sobre o Diagrama de Ishikawa, ferramenta que tem como função e objetivo organizar o raciocínio na identificação de causas raízes de problemas. O objetivo da atividade foi qualificar os líderes sobre o tema.

O farmacêutico apresentou um caso de incidente/evento adverso como exemplo e solicitou que todos escrevessem no post-it quais eram as causas que tinham ocasionado aquele incidente. Diego explicou a teoria referente ao diagrama de Ishikawa, também conhecido como espinha de peixe, na qual é uma ferramenta da qualidade, que tem o objetivo de analisar as causas de um determinado problema.

“A ferramenta é composta por 6 tópicos, conhecidos como 6M: mão de obra, método, máquina, matéria-prima e meio ambiente”, explicou Diego

Durante a palestra, foi desenhado no quadro uma espinha de peixe, e em cada espinho foi colocado um tipo de tópico. “Neste momento, os participantes foram até o quadro e coloraram o post-it no tópico que achavam pertinente”, disse o palestrante. Posteriormente, Diego explicou sobre cada causa e onde se enquadra, visando sanar as dúvidas de todos os presentes.

Fonte: Diário da Manhã