A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, está em Jaraguá com a meta de zerar a fila de espera por exames de mamografia para a população. De acordo com Ludmila Machado, secretária de Saúde de Jaraguá a meta é estender o atendimento até outubro que coincide com a campanha nacional de prevenção do câncer de mama.

A Carreta da Prevenção, como é conhecida a unidade, percorre municípios do interior realizando exames de mamografia e Papanicolau em pacientes agendadas em conjunto com a Superintendência de Regulação do Estado e as secretarias municipais de saúde.

Para Jaraguá a previsão de atendimentos já supera a expectativa. O município tinha aproximadamente 800 mulheres em condições de realizar o exame e até a tarde dessa segunda-feira, 20 já tinham sido contabilizadas mais de 630 mamografias realizadas.

A coordenadora-geral da Policlínica de Goianésia, Deise Bosso, explica que a agenda é feita pelas secretarias dentro das necessidades da população. “Buscamos atender todas as pessoas que nos são encaminhadas dentro de nossos princípios de prestar um serviço humanizado e de excelência para a população”, resume.

Para o próximo mês é prevista uma ação mais proativa junto às populações alusiva à campanha Outubro Rosa, que todo ano promove atividades relativas à prevenção ao câncer de mama. “Vamos até requerer que a Carreta da Prevenção fique mais uma semana em Jaraguá para zerarmos essa fila”, finaliza a secretária.